top of page
Tartarugas marinhas
As tartarugas marinhas constituem um dos grupos de fauna mais importantes na ilha, pelo seu valor carismático e pela sua importância em termos de conservação. As espécies descritas abaixo existem nas águas marinhas durante todo o ano e reproduzem-se na ilha.
- Eretmochelys imbricata - cujo nome local é “tartaruga sada”. É das mais cobiçadas devido ao alto valor da sua carapaça no fabrico do artesanato. As praias mais utilizadas por esta espécie são Praia das Burras, Seca, Boi e Portinho.
- Dermochelys coriacea - conhecida vulgarmente como “tartaruga ambulância”, é das mais raras nas águas do País.
- Lepydochelys olivacea - denominada “tartaruga bastarda” ou “tatô” é um pouco rara nas águas do Príncipe (conhece-se a desova só em Praia Grande). A sua carapaça não é utilizada, mas os seus ovos são consumidos pela população.
- Chelonia mydas - “tartaruga mão branca”. Bastante comum no Príncipe em todo o ano. As praias mais utilizadas por esta espécie são Praia Grande, Burras, Boi e Sundy.
- Caretta caretta - mais conhecida por “tartaruga cabeça grande”, mas para esta espécie não há registos recentes de nidificação no Arquipélago.
No período Junho-Setembro os indivíduos dos dois sexos aproximam-se das costas da ilha. Na época a seguir (sobretudo Outubro-Janeiro) concentra-se a maioria das deposições, até o mês de Abril. De toda forma, é possível encontrar tartarugas marinhas nas águas à volta da ilha, em qualquer momento do ano.
Tartaruga sada
Chelonia mydas
Caretta caretta
bottom of page